Lei aprovada prevê desconto no IPVA para motorista que não possuir multas

Os motoristas que não tiverem multas no Detran RJ 2020, agora terão descontos no IPVA. Esta medida teve início na cidade de São Paulo, onde Deputados estaduais aprovaram este projeto de lei, o qual dá aos motoristas do estado que não tenham nenhuma infração descontos no Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores.

O Projeto foi realizado pela deputada Beth Sahão (PT), o mesmo prevê um desconto de 5% para cada ano sem multa, esse desconto pode chegar até 15%. Segundo a Deputada, este projeto visa estimular os bons motoristas que se esforçam todos os dias para estar em conformidade com as leis de trânsito, zelando pela segurança de todos e contribuindo para o bem do próximo.

“A Lei trata-se de uma medida educativa, que premia quem respeita as regras do trânsito.” afirmou a deputada.

O trânsito é algo muito sério, por isso suas regras devem ser respeitadas por todos os condutores. é preciso um cuidado a mais, pois o trânsito, trata-se de uma coletividade, é necessário que tanto o pedestre quando o motorista pense no bem estar um do outro. No Brasil 47 mil pessoas morrem anualmente, envolvidas em algum acidente de trânsito. Este número assusta, pois ultrapassa o número de mortos em guerras, como exemplo podemos citar a Guerra do Iraque. A Violência no trânsito também deixa cerca de 400 mil pessoas com sequelas graves.

O Projeto de lei vem para amenizar esta situação e incentivar o bom andamento no trânsito, salientando a todos a grande importância do respeito as leis de trânsito.

A deputada afirma que a lei ajudará a reduzir o número de acidentes e consequentemente trará uma economia para os cofres públicos em médio e longo prazo, em vista que o estado terá que gastar menos com vítimas de acidentes de trânsito.

O motorista que  conduz o veículo com responsabilidade, evita multas e sempre está respeitando as leis de trânsito, agora terão um incentivo a mais para continuar com este compromisso, pois respeitando as leis de trânsito, estamos respeitando vidas, não só a nossa, mais a vida de todos que estão ao nosso redor.

Em vista do bom aceitamento do projeto na cidade de São Paulo, Medidas semelhantes a essas estão sendo tomadas em outros estados, entre eles o Rio Grande do Sul, Pará e Rio de Janeiro.